A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Para Onde Vão os Guarda-Chuvas


Disse Tal Azizi: Os nossos corpos têm veias para fora deles. Escuta, amado discípulo, essas veias ligam-se a lugares especiais, a pessoas que gostamos. Um aparelho circulatório que não é ensinado nas aulas de anatomia, que não se aprende nas madrasas nem nas universidades. O nosso coração não bate cá dentro, bate na terra de que gostamos, ó discípulo, nos objectos que nos são especiais, nos peitos dos nossos familiares, em músicas que nos fazem chorar. Nunca ninguém nos ensinou onde estava realmente o coração, aquilo que ouvimos bater no peito é apenas um reflexo de todos os nossos corações, que batem em tantos lugares diferentes. As nossas noções de anatomia, amado Gardezi, estão todas erradas.

Para onde vão os guarda-chuvas?... Um título que me despertou a curiosidade mas que estava longe de imaginar o tipo de livro que o poderia ter... Depois de ter lido críticas bastante favoráveis, ainda fiquei mais intrigada e curiosa.

Este livro foi a minha estreia no mundo de Afonso Cruz e realmente não estava à espera de gostar tanto. Confesso que durante muitas páginas não consegui perceber se gostava ou não do que estava a ler, mas era uma sensação agridoce pois não conseguia largar o livro. Parecia que estava enfeitiçada pela simplicidade e, em algumas partes, frieza da escrita.

Mas a partir de um certo ponto, percebi que estava mesmo a gostar e que o livro tinha tudo para merecer a classificação máxima... Mas (e há sempre um mas) o final deixou-me de tal maneira boquiaberta e foi tão inesperado que lhe roubei uma estrela. Claro que, num livro tão bom, isso se torna irrelevante.

A simplicidade da narrativa deixa-nos a pensar. Banalidades do dia-a-dia tornam-se importantes da perspectiva dos personagens. Fiquei rendida a Afonso Cruz!

Para onde vão os guarda-chuvas? São como as luvas, são como uma das peúgas que formam um par. Desaparecem e ninguém sabe para onde. Nunca ninguém encontra guarda-chuvas, mas toda a gente os perde. Para onde vão as nossas memórias, a nossa infância, os nossos guarda-chuvas?

domingo, 28 de dezembro de 2014

Novidades... Novidades...

Costuma dizer-se que ano novo vida nova, mas eu não consigo esperar para levantar um bocadinho o véu e contar algumas novidades...

Como não consigo dedicar muito tempo a este espaço como gostaria, andava há já algum tempo a pensar em dividi-lo com alguém. Por acaso, cruzou-se comigo alguém que também estava à procura do mesmo e decidimos que iríamos partilhar os nossos espaços. 


Assim, e a partir de janeiro, o Lots of Books (and other things) vai ter também a colaboração da Maria João, do blog Livros no Tempo

Espero que seja uma boa parceria e que tanto este espaço, como o dela saiam a ganhar com a colaboração :)

Bem vinda Maria João! :)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014



Espero que tenham todos tido uma ótima noite de Natal e que tenham havido muitos livrinhos nos sapatinhos ;)

Agora é tempo de preparar o ano que aí vem e abraçar os desafios e as novidades para 2015...

Feliz Natal e Bom Ano a todos!

domingo, 14 de dezembro de 2014

Amor e Chocolate


- Que diz a Jen de tudo isto? - perguntou o Eric depois de ouvir a minha saga.
(…)
- O que eu não percebo é como tu, a Martha e até a Renée se aperceberam que havia qualquer coisa entre mim e o Greg, quando a Jen e o Matt, os nossos amigos mais chegados, parecem não ter dado por nada.
O Eric beberricou um pouco de cerveja.
- Lembras-te daquele episódio das Novas Aventuras do Super-Homem em que aparecia o Tempus, o vilão que conhecia a identidade secreta do Super-Homem, e em que entrava o H.G: Wells? E lembras-te de quando o Tempus disse à Lois algo como «O que ninguém consegue perceber é como alguém pode ser estúpido à uma escala tão galáctica», porque durante anos ela não descobrira que o Clark era o Super-Homem?
Estranhamente, lembrava-me.
- Achas que o Matt e a Jen são estúpidos à escala galáctica?
- Não. Como H. G. Wells lhe fez notar, a Lois «não queria ver a verdade», ou algo parecido. As pessoas são óptimas a ignorar coisas óbvias. Trata-se de um mecanismo de defesa contra coisas que afectam as suas vidas. Passa-se o mesmo com o Matt e a Jen. Bom, pelo menos com a Jen. O Matt provavelmente não deu por ela porque é gajo. Mas a Jen... Se ela quisesse saber que tu e o Greg estão apaixonados, sabê-lo-ia.

Há já alguns anos que não lia nada desta autora, mas depois de me ter apaixonado pelas suas estórias e personagens em A Filha da Minha Melhor Amiga e Pedaços de Ternura deixei-me conquistar novamente com este Amor e Chocolate.

A simplicidade quer da escrita quer dos personagens e das suas vidas tocam-nos por serem situações reais que nos podem acontecer a todos de uma forma ou outra. Diverti-me imenso e ainda soltei umas boas gargalhadas à conta do bem-disposto Greg.

Conhecida pelos seus dramas, desta vez Koomson deixou de lado o sofrimento das doenças ou de perdas importantes, e apresenta-nos um romance bem "docinho" com muito chocolate :) 

Uma leitura leve, ótima para um dia de praia, no verão, ou uma tarde no sofá com um aquecedor e uma bebida quente, no inverno... Aconselho! 

domingo, 7 de dezembro de 2014

7 on 7 Dezembro


7 Blogs, durante 7 meses no dia 7 vão publicar
7 fotografias de um determinado tema

Chegamos a Dezembro... O último mês do ano e também desta série de 7 on 7... :(

Para já, e como não podia deixar de ser, deixo-vos com as fotos deste mês, cujo tema é: 





Gosto muito de passear pelas cidades e ver as ruas iluminadas :) 
Este é um pequeno retrato do que podemos encontrar em Lisboa este ano...



As velas são uma das minhas paixões! 
Claro que não podiam faltar velas natalícias cá por casa...



Este ano além dos tradicionais bombons resolvi experimentar fazer os meus próprios chocolates :)
São deliciosos!



Também não faltam presépios cá em casa. Este em miniatura é dos que mais gosto ;)



Não há ceia de Natal sem as fatias douradas da minha avó! 
São aqueles sabores da infância que nunca se esquecem...



E pronto!... 
Agora é esperar pela noite de 24 de Dezembro para ver a árvore assim recheadinha de presentes para toda a família :D


Participantes


Não deixem de visitar os restantes blogs participantes ;)


Foi o último 7 on 7 desta série, mas prometemos voltar em breve com novidades!