A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

quarta-feira, 8 de abril de 2015

O Grande Amor da Minha Vida - O Cavaleiro de Bronze (Trilogia: Tatiana & Alexander Volume I)


Em criança, num verão passado em Luga, o seu querido Deda dissera-lhe ao vê-la deprimida e desnorteada:
- Responde a três perguntas,Tatiana Metanova, e saberás quem és. São elas: Em que acreditas? Em que confias? Mas mais importante: Que amas?
Levantou o rosto para Alexander:
- Como era Shura? Na primeira noite, disseste que eu e tu tínhamos alguma coisa, a que chamaste...
- A força do amor.
«Sei quem sou», pensou, dando-lhe a mão e virando-se para o altar. «Sou a Tatiana. E acredito, confio e amo o Alexander para toda a vida.»
(…)
- Então? Ainda achas que devia ter sido o conservador do registo civil a casar-nos? - Sorrindo de orelha a orelha: - Ele mais a sua filosofia das «faculdades mentais»?
Tatiana abanou a cabeça:
- Tinhas toda a razão. Foi perfeito. Como sabias?
- Porque foi Deus que nos uniu. Esta foi a nossa maneira de Lhe agradecermos.

Chego ao final deste livro e tenho uma certeza absoluta: adiei a sua leitura durante demasiado tempo! Toda a polémica em redor da publicação desta trilogia em Portugal fez-me pensar se queria ou não partir para a sua leitura, visto que não teria, à partida, o desfecho da história. É que só por ser um Romance Histórico era meio caminho andado para me deixar completamente colada às suas páginas...

Romance Histórico. II Guerra Mundial. Rússia. 
É um facto que adoro este género literário e o período que envolve a II Guerra Mundial, com todo o seu horror envolvente desperta-me bastante a curiosidade. A cereja no topo do bolo, neste caso, foi o facto de não ter muito conhecimento a respeito da vida russa neste período. Ok, o Comunismo marcava o país, as pessoas eram demasiado pobres e foram bastante privadas de tudo durante a Guerra, mas isso são dados adquiridos. Faltava-me uma certa realidade.

Tatiana e Alexander conhecem-se, numa paragem de autocarro de Leninegrado, no fatídico dia em que a Rússia entra na Guerra (22 de Junho de 1941) e, por ironia do destino (ou não), as suas vidas nunca mais serão as mesmas. 

Guerra, sofrimento, fome, morte, amor e esperança... 
São mais de seiscentas páginas em que tudo isto está presente de forma mais ou menos intensa e que nos transportam até estes anos de sofrimento mas em que é notório que as pessoas precisavam de ter algo a que se agarrar para continuar a viver. Era preciso acreditar, numa terra de comunistas onde se rejeitava por completo a presença de uma entidade superior, que a vida tinha de continuar e que era possível ultrapassar os dias negros...

Aos poucos fui-me apaixonando pela inocente Tatiana e pelo determinado Alexander. São personagens fictícias, mas que me fizeram pensar se não haverá perdidos na História algumas Tatianas e Alexanders que lutaram contra tudo e contra todos, até mesmo a própria morte, para poderem viver o seu amor...

Quero muito terminar a trilogia e conhecer o desfecho da vida deste casal! 

Recomendo! Aos amantes do Romance Histórico, sem dúvida, e a todos os outros que queiram conhecer uma estória de amor e esperança muito bem contada.

2 comentários:

  1. Definitivamente deixaste-me bastante curioso com a tua opinião :D Tenho a impressão de que irei gostar muito, se a história for tão bem contada como dizes :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei mesmo muito :D e tenho pena de não ter já o próximo volume para continuar a viagem pelos anos quarenta...
      Também acho que deves gostar ;)

      Eliminar