A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

terça-feira, 21 de abril de 2015

A Chama ao Vento


– E o homem, esse João Lopes, deu-te uma mala com coisas secretas da tua avó? Interessante.
Sorri, apesar de tudo. A Teresa estava curiosa. Por momentos, senti-me tentado a voltar a meter tudo na maleta e ir refugiar-me nela, como ela queria. Imaginei-me no seu sofá cinzento, as fotos destacando-se na madeira escura da sua mesa de café, e o seu corpo, morno e reconfortante, enroscado ao meu lado. Imaginei a estranheza de partilhar a leitura das cartas que me intrigavam, de tentar decifrar algum dos gatafunhos junto aos poemas misteriosos. Cheguei a levantar-me outra vez, a chave apertada nos dedos, mas deixei-me cair novamente sobre o sofá.
– É interessante – concordei. – Há um livro de poemas numa língua qualquer, parece-me hebraico, mas não sei, e meia dúzia de cartas por enviar, para alguém que se chama Dekel… nem sei se é homem ou mulher, não as li. Dei uma vista de olhos esta tarde, mas depois… Ainda só vi realmente as fotografias.
– São da tua avó?
– Sim. Há umas com as amigas e com o João Lopes, quando eram novos. E há uma com um tipo… até pode ser o tal Dekel – hesitei. – Não a reconheço. Quer dizer, é ela, mais nova, claro, mas ao mesmo tempo não é. A avó tratava-me bem, cuidava de mim, eu sei que gostava de mim, mas como pessoa era… – Faltou-me a palavra e ela tentou ajudar-me:
– Vazia? Morta por dentro, sem chama?
– Sim. Como se se tivesse tornado uma espécie de não-pessoa. Um buraco onde devia haver alguém. Nunca lhe ouvi uma gargalhada, nunca a vi chorar nem zangar-se, nem comigo, nem com o avô, nada. Acreditas? Podia partir um prato antigo, ou os dentes a um colega, ou tirar a melhor nota da turma, que era como se nada lhe importasse, nem eu, nem ela própria… Até o seu olhar estava sempre noutro lado, longe. Sei lá. A rapariga das fotos transpira vida. O sorriso, os olhos… estão vivos.
– E o que dá cabo de ti é não saberes porquê.

Há uns meses participei num passatempo e saiu-me este livro :) (nunca me sai nada) Andou perdido pela minha biblioteca de ebooks durante algum tempo, e agora resolvi pegar-lhe...

Comecei a ler sem qualquer tipo de expectativa. Logo nas primeiras páginas começaram as surpresas! Um corpo atirado ao mar? Um salto no tempo, e um casal de férias no Algarve que terminam em discussão e vai cada um para seu lado... Confesso! Fiquei presa logo nas primeiras páginas! Nem foi preciso o mínimo esforço! Por isso, parabéns Carla M. Soares!

À medida que ia avançando na leitura, conhecendo personagens e entrando dento da narrativa, ia ficando cada vez mais intrigada e curiosa. Intrigada em relação ao rumo que tudo estava a tomar... Curiosa pelo desfecho que poderia ter...

A escrita da Carla é bastante simples e contagiante. Daquele tipo que nos prende e não nos larga até chegarmos à última página e, quando esse momento chega e tudo é revelado, deixa-nos um sabor agridoce. Por um lado, as dúvidas estão desfeitas, mas também a leitura chegou ao fim... 

Admito que não costumo acompanhar de perto o trabalho dos autores portugueses. Contudo, todos os que tenho descoberto ultimamente (a grande maioria não tem a visibilidade que deveria) têm sido surpresas muito agradáveis e que me deixaram com muita vontade de continuar a acompanhar e (re)descobrir o seu trabalho. A Carla não foi excepção! Certamente não ficarei por aqui com os seus livros! Est'A Chama ao Vento foi apenas o ponto de partida para a descoberta.

Aconselho!
Ideal para os apaixonados pelos mistérios da II Guerra Mundial e dos países neutros... Afinal, em Portugal também havia espiões estrangeiros...

6 comentários:

  1. Hmm, fiquei intrigado... Já tinha ouvido falar da autora mas nunca parti à descoberta dos seus livros... Talvez comece por este ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa aposta :)
      E acho que também vais gostar ;)

      Eliminar
  2. Li os três livros da Carla este ano e estou completamente rendida à sua escrita!
    Acho que vais gostar também dos outros, nomeadamente d'O Cavalheiro Inglês =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tenho os outros na wiahlist e estou muito curiosa com O Cavalheiro Inglês :) Será certamente uma das próximas leituras

      Eliminar
  3. Eu não te disse que ias gostar?!
    Bjinhos

    ResponderEliminar