A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

1Q84 - Livro 1


     (...) O melhor que tenho a fazer é dar um nome adequado a esta nova situação em que me encontro. É necessário pôr-lhe um nome próprio, além do mais, a fim de distinguir entre este mundo presente e o mundo de antes, em que os polícias andavam com revólveres dos antigos. Se até os cães e os gatos precisam de um nome, um novo mundo, transformado, também.

     1Q84: é assim que vou chamar a este novo mundo, decidiu Aomame.
    Q é a letra inicial da expressão «question mark», o signo de qualquer coisa carregada de interrogações. 
     Aomame assentiu com a cabeça enquanto prosseguia o seu caminho.

Tinha este livro na minha estante há muito tempo e, apesar de ter muita curiosidade em relação a esta trilogia, continuava a adiar esta leitura. 

Quando me decidi, finalmente, a pegar-lhe tive várias surpresas. Em primeiro lugar, era a minha estreia com o escritor e estava curiosa, não só pela sua escrita mas pelo facto de já ter sido, por diversas vezes, favorito ao Nobel da Literatura. Contudo, tinha receio de ser um livro um tanto ou quanto aborrecido e de leitura lenta. Mas tal não se verificou, muito pelo contrário.

Gostei dos capítulos alternados das personagens, pois vamos acompanhando os dois simultaneamente. Mas por diversas vezes quis continuar a ler sobre Aomame ou Tengo, no seguimento de alguns acontecimentos, e tinha de deixar tudo em stand by e regressar ao outro. Este facto contribuiu bastante para que lesse o livro mais rapidamente.

Chegada ao final, ficaram muitas questões em aberto no ar e espero que, de uma forma ou outra, os caminhos dos dois se cruzem. 

Estou ainda mais curiosa em relação aos outros livros da trilogia e espero lê-los em breve. 

4 comentários:

  1. Ainda só li um livro de Murakami mas já me apercebi que tem uma narrativa algo estranha e surreal... Muito provavelmente este não será o próximo, mas quero ler mais alguma obra dele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma narrativa diferente do comum, mas eu gostei e quero terminar a trilogia em breve. Olha que era uma boa leitura para ti ;)

      Eliminar
  2. Olá Cristina :)

    Também é um livro que ando a namorar há algum tempo, mas também ainda não arranjei a coragem necessária para o adquirir e para o ler! Talvez um dia :)

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana!

      Se a minha opinião servir para te ajudar, não é preciso tanta coragem assim para mergulhar neste universo um tanto ou quanto estranho (sim, é verdade) de Murakami. O livro é de leitura fácil e bastante fluida :)

      Atira-te de cabeça ;)

      Beijinhos

      Eliminar