A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 15 [balanço final]


Desafio 15: E ontem foi o último dia da maratona dedicada a séries de livros. Qual o vosso balanço desta maratona?

Bem já sabia de antemão que ia ser uma semana bastante complicada para leituras e tinha mesmo dúvidas se conseguiria chegar às cem páginas lidas... Acontece que eu amo estas maratonas com desafios diários e não resisto a participar.

O meu objectivo para esta maratona era ler o máximo possível de O Jogo do Anjo de Carlos Ruíz Zafón e esse máximo foram 170 páginas.

Tendo em conta o cenário possível, considero que foi uma participação positiva (sim, porque eu decidi na véspera que ia mesmo participar...) e agora vou calmamente terminar esta leitura que estou a gostar bastante :)

Boas leituras e até à próxima maratona ^^

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafios 12, 13 e 14


Desafio 12: Escolhe um personagem de uma série que já tenhas lido (diferente da que estás a ler neste momento). Imagina que ele/a entra no livro que estás a ler agora. O que é que poderia mudar na história?

Bem assim que vi este desafio (já não sei quando foi lançado...) só me veio um personagem à cabeça que eu conseguisse encaixar nas narrativas de Zafón e acho que seria uma mais valia nestes livros. Não sei até que ponto mudaria o que quer que fosse na história, mas o seu sentido de humor e a sua sabedoria eram sem dúvida interessantes de ver no Cemitério dos Livros Esquecidos.
Falo (penso que já perceberam) de Tyrion Lannister.



Desafio 13: Qual aquela série de livros que gostarias de ler mas que te intimida? Porquê?

Esta é muito fácil ;)
Trilogia O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien...
Não me intimida, no verdadeiro sentido da palavra mas ainda não ganhei coragem de lhe pegar... Acho que o principal motivo prende-se pelo facto de já ter visto os filmes umas quantas vezes e então depois perco a coragem de ir ler algo que sei a história de trás para a frente...



Desafio 14: Pensa nas séries que já leste e escolhe (sem repetir séries):
- o teu protagonista masculino preferido;
- a tua protagonista feminina preferida;
- o teu vilão preferido;
- o teu mundo preferido;
- o teu "elenco" de personagens preferido.

Este desafio é traiçoeiro... Torna-se complicado não poder repetir séries... 

Não era, de todo, a minha primeira escolha mas como não me posso repetir, saiu a sorte grande ao Peeta (trilogia Os Jogos da Fome, de Suzanne Colins). Apesar de não ser o meu protagonista masculino preferido, simpatizei bastante com ele logo no início da trilogia e não me desiludiu até ao fim :)

Eu normalmente embirro com as protagonistas femininas, daí que de entre as que se escapem a eleita é Lisbeth Salender (trilogia Millennium, de Stieg Larson). A sua personalidade conturbada atraiu-me muito e foi uma agradável surpresa descobrir a pessoa por baixo da capa de "durona" que apresentava à sociedade...

O meu vilão preferido, e não tenho qualquer justificação para tal, sendo que é dos piores que conheci até hoje, é mesmo Lord Voldemort (Harry Potter, J. K. Rowling).

Amo (no verdadeiro sentido da palavra) os Sete Reinos de Westeros (Crónicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin) :)

As personagens criadas por Stephanie Perkins para a trilogia iniciada com o livro Anna and the French Kiss (Anna e o Beijo Francês) são simplesmente amorosas :)

(As respostas deste desafio estão um tanto ou quanto viciadas... Mas as meninas foram mazinhas e não deixaram repetir séries... LooooL)

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

sábado, 28 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 11



Desafio 11: Quais as séries de livros que já vos acompanharam em 2014? Já acabaram alguma este ano?

Bem analisando a minha lista de livros lidos este ano, mais de metade dos livros que li até agora pertencem a séries ou trilogias.

Comecei o ano com o último volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, Os Reinos do Caos, de George R. R. Martin e foi, por enquanto, a única série que terminei (sendo que ainda não está terminada e faltam publicar ainda alguns livros).

Depois li: 
Cidade Inquieta, de Brian Freeman (segundo volume da série Jonathan Stride);
O Inverno do Mundo, de Ken Follett (segundo volume da trilogia O Século); 
The Constant Princess, de Philippa Gregory (primeiro volume da série The Tudor Court); 
Fantasy Lover, de Sherrilyn Kenyon (primeiro volume da série Dark Hunter); 
Não Abras os Olhos, de John Verdon (segundo volume da série Dave Gurney); 
Quando o Cuco Chama, de Robert Galbraith (J. K. Rowling) (primeiro volume da série Cormoran Strike).

(Não tinha noção que estava com tantas série/trilogias começadas... )

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 10


Desafio 10: Pensem na série que estão a ler no momento...
1. Quantos livros já leram dessa série?
2. Um ponto positivo
3. Um ponto negativo

O livro que estou a ler, O Jogo do Anjo, é o segundo volume da série O Cemitério dos Livros Esquecidos, do escritor espanhol Carlos Ruiz Zafón, sendo que ainda só li o primeiro, A Sombra do Vento.

A opinião que escrevi em relação a A Sombra do Vento (aqui) é uma das mais pequenas que fiz, isto porque simplesmente a-d-o-r-e-i o livro e não me quis alongar muito para não começar a fazer spoilers. Portanto, pontos positivos todos ;) e pontos negativos, sinceramente, não consigo encontrar...

Espero gostar tanto deste Jogo do Anjo como do anterior :)

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 9


Desafio 9: Continuam a ler uma série quando apenas gostam do primeiro livro, sem o achar extraordinário? Ou são daquelas pessoas que têm sempre de ler todos os livros da série? Compram um livro de cada vez ou a série toda?

Acho que depende muito da série... Há aquelas que me atiro logo de cabeça e outras que me fazem pesquisar um bocadinho e ir avançando aos poucos.
Por norma, quando leio o primeiro livro tento terminar a série para poder comentar com conhecimento de causa. É preciso que o primeiro livro seja pior que mau para que eu deixe a série completamente de lado...
Quanto aos livros, não compro todos de seguida. Prefiro ir comprando à medida que vou lendo. Mas ultimamente tento ler em ebook, sempre poupo uns trocos ;)

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^ 

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafios 7 e 8


Desafio 7: Qual a vossa relação com as séries? Gostam de séries ou preferem livros individuais?

Já tinha deixado a resposta a este desafio no grupo do Facebook, mas faltava deixar aqui tudo certinho e direitinho ;)
Adoro séries (sejam elas em livro ou na tv)! E os meus livros preferidos fazem parte de séries, se não mesmo séries completas.

Confesso que ultimamente estou um bocado cansada de ler séries. Dei comigo a certa altura a constatar que cada livro que pegava para ler era o início de uma série/trilogia e a grande maioria não tinha matéria para tanto desenvolvimento. Hoje em dia, tento averiguar bem que tipo de série é e como vai a sua publicação pois detesto deixar coisas a meio, e fico irritada quando interrompem a publicação de uma série que sigo ou quando perco o interesse em a acompanhar e por acaso até tenho os livros seguintes...

Outra coisa que me chateia é quando começo uma série pelo segundo ou terceiro livro... Já me aconteceu algumas vezes e depois é estranho ler o primeiro volume...


Enfim, o mundo das séries é complexo...

Desafio 8: Estamos a meio da maratona. Como está a correr? Já acabaram algum livro? Contem-nos tudo!

Bem, tal como as previsões iniciais está a ser uma maratona "fraquinha"... Já sabia que ia ser uma semana de poucas leituras (hoje foi dia de First Certificate in English), mas não resisti a participar nesta maratona por causa dos desafios :) 


Para agravar, tenho dois livros em mãos e ainda se torna mais difícil... Portanto, os meus míseros resultados são 60 páginas de O Jogo do Anjo e 20 de Um Mundo Sem Fim :(
Espero que os últimos dias se traduzem em resultados melhores :)

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

terça-feira, 24 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 6


Desafio 6: Este mês assinalou-se o Dia Mundial da Criança. Fotografem a vossa leitura atual com algo que vos transporte à infância.

Este desafio é um pouco complicado para mim, dado que não tenho comigo objetos que me transportem à minha infância.


Fiz um bocadinho de batota (outra vez) e em vez de objetos coloquei imagens de uns desenhos animados que eu adorava. Tinha várias cassetes VHS do Misha e devorava-os vezes sem conta, ao ponto de saber as falas de cor... 
Hoje em dia, acho que as fitas das cassetes já foram desta para melhor, de tantas vezes que foram vistas e revistas...

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 5


Desafio 5: A vossa série! O último desafio de hoje quer que criem a vossa própria série:
- Nome da série
- Número de livros
- Época
- Enredo
- Personagens

Este desafio é muito interessante, apesar de eu ultimamente andar a dever um bocadinho à imaginação...

Nome da série: (não consegui arranjar um título que encaixasse...) 

Número de livros: 7 (sempre achei este o "número perfeito" das séries)

Época: Sem uma época específica, seria passada em vários períodos da história Mundial ao longo dos tempos

Enredo: Alguém descobriu uma maneira de viajar no tempo e fazer parte para se conseguir infiltrar nos períodos dramáticos e com maior peso para a história Mundial, mas com o intuito de os modificar, tornando-os ainda mais sangrentos e com graves consequências no futuro. 
Descobrindo os planos da décima viagem por acaso, no ano 2035, um grupo de jovens historiadores tenta desesperadamente travar as mudanças catastróficas que se estão a verificar no presente em consequência de alterações que já foram feitas por este grupo de fanáticos desconhecidos. Para isso, pegam nos planos de viagem e conseguem eles próprios desenvolver uma maneira de viajar até aos períodos modificados. 
Claro que haverão consequências para todos os que tentam alterar o tempo, para o bem ou para o mal...

Personagens: 5 historiadores do ano 2035, grupo de 5 pessoas que altera os acontecimentos históricos, personagens das diferentes épocas por onde vão passando (incluindo figuras históricas)


Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

domingo, 22 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 4


Desafio 4: Tira uma foto de um ou mais livros de uma série que "habite" a tua estante.

Vou fazer um bocadinho de batota e usar fotos que já tinha publicado aqui no blog noutras ocasiões, porque a estante onde tenho os meus livros de séries está em casa dos meus pais...


Boas leituras e até aos próximos desafios ^^

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 3


Desafio 3: Partilhem uma frase/diálogo de uma série que vos encantou.

Há inúmeras frases e diálogos que poderia colocar aqui... 
"A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one."
"Um leitor vive milhares de vidas antes de morrer, disse Jojen. Um homem que nunca lê apenas vive uma."
Esta frase está no quinto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin) e faz parte de um diálogo entre Jojen e Bran. 

Boas leituras e até aos próximos desafios ^^  

sábado, 21 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 2


Desafio 2: Pensem em vocês enquanto leitores. Qual foi a primeira saga/série que terminaram? Quantos livros tinha? Qual foi aquele volume e personagem que mais gostaram?

Quem já "passeou" por aqui, já percebeu que a primeira série que eu li (já há muitos anos) foi Os Cinco, de Enid Blyton.


De todos os livros, aquele que mais gostei foi Os Cinco e o Circo. Neste livro, o Júlio, o David, a Ana e a Zé alugam caravanas e fazem um acampamento perto de um circo onde acabam por se envolver em mais uma aventura. Quando li este livro fiquei maravilhada com o facto de eles viajarem de caravanas e com a capacidade da Ana (a mais nova do grupo) em manter uma casa organizada, tratando da comida, limpeza, roupa...


Boas leituras e até aos próximos desafios ^^ 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 1


Desafio 1: Que livros pretendes ler para esta maratona?

Desta vez tenho o tempo de leitura bastante reduzido, por isso não me vou aventurar a fazer grandes planos porque já sei que não os vou conseguir cumprir...


Decidi voltar a Barcelona e continuar a viagem iniciada em A Sombra do Vento :)

Boas leituras ^^

O Oceano no Fim do Caminho


Já lá tinha estado, não já, há muito tempo? Tinha a certeza de que sim. As memórias de infância acabam por vezes cobertas e obscurecidas pelas coisas que vêm depois, como brinquedos de criança esquecidos no fundo de um roupeiro de adulto pejado de roupa, mas nunca se perdem para sempre.
(…)
A Velha Sra. Hampstock encolheu ao ombros. - O que recordaste? Provavelmente. Mais ou menos. Cada pessoa recorda as coisas à sua maneira, e não consegues juntar duas pessoas que se lembrem de algo da mesma forma, quer tenham ou não estado lá. Podem estar as duas sentadas lado a lado, e estar a continentes de distância, pois os significados podem ser muitos.

Depois de tantas boas críticas e opiniões decidi mergulhar no universo Neil Gaiman com este livro. 

Com algumas expectativas, dada a popularidade do livro, parti para uma leitura que pensei ser rápida e descontraída, mas ao fim das primeiras páginas percebi que ia arrastar o livro durante algum tempo e foi um daqueles livros que me obriguei a ler até ao fim (apenas porque é um livro pequeno). Primeira desilusão :(

Depois o universo fantástico de Gaiman não me cativou propriamente. É um livro metafórico carregado de simbolismo e tiro, de facto, o chapéu ao autor pela excelente capacidade criativa. Apesar de tudo, dava por mim a contar as páginas que faltavam para terminar aquele capítulo ou mesmo o livro...

Olhando em perspectiva para todo o enredo, talvez o momento não tenha sido o mais indicado para este livro. Sei que noutras circunstâncias o teria adorado. Uma história infantil para adultos que nos põe a pensar...

sábado, 14 de junho de 2014

Stop Reading! #5


Depois de algum tempo sem publicar nada nesta rubrica, nada melhor para o regresso do que um passeio pela nossa capital em época de Santos Populares.

Um dos mais típicos bairros de Lisboa convida-nos a um passeio pelos seus becos, escadinhas, ruas estreitinhas descobrindo as suas maravilhas e apreciando os miradouros com uma vista deslumbrante sobre a cidade e o Tejo. 

A primeira vez que me "perdi" por estes lados tive como guia uma amiga apaixonada por Alfama e que conseguiu fazer-me apaixonar também. Numa tarde de primavera com muito calor, aventuramo-nos na subida até ao Panteão Nacional, passando depois pelo Miradouro das Portas do Sol, Largo de S. Miguel, até ao Castelo e depois à Sé. Cumprimentando as pessoas pelas ruas bem estreitinhas, descobrimos as típicas casas de fado tão apreciadas pelos turistas que ficam encantados com estes recantos...

Claro que durante este mês de junho, e particularmente na noite de Sto. António este bairro transforma-se e as suas gentes saem à rua. Desfilando pelas Marchas na Avenida ou nos arraiais e bailaricos espalhados pelos largos e recantos, Alfama torna-se uma passagem obrigatória para aqueles que querem descobrir e conhecer melhor as tradições de Lisboa...

Becos escadinha ruas estreitinhas
Onde em cada esquina há uma bailarico

Trovas p'las vielas e em todas elas
Perfume de manjerico
Risos gargalhadas, fados desgarradas,
Hoje em Alfama é um demónio
E em cada canto um suave encanto
De um trono de Santo António.
Marcha de Alfama, Carminho

sábado, 7 de junho de 2014

7 on 7 Junho


7 Blogs, durante 7 meses no dia 7 vão publicar 
7 fotografias de um determinado tema

O 7 on 7 está de volta e traz algumas novidades... 
Entre as novidades, estão novos participantes e eu fiquei muito contente quando me convidaram para fazer parte deste projecto :) 


Tema:





Olá mundo!




Era muito giro tentar encaixar os bonecos no sítio certo...




Criança que é criança vai ao Portugal dos Pequenitos...




Os puzzles sempre foram meus amigos ;)




As colecções de livros da Rua Sésamo eram as minhas favoritas!




Apaixonei-me pelas leituras com estes livros




E porque a criança continua dentro de nós, dei comigo há umas semanas a ver o filme da Rua Sésamo... (Como eu adorava o Poupas!)



Participantes
Os Devaneios da Jojo

Passem pelos restantes blogs e descubram os restantes 7 on 7 ^^

domingo, 1 de junho de 2014

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 6 e Balanço Final


Desafio 6: Conta-nos como é que o livro que estás a ler veio parar às tuas mãos.
Onde ouviste falar nele pela primeira vez e porque decidiste lê-lo?

Descobri Um Mundo Sem Fim quando estava a ler Os Pilares da Terra. Desde que comecei a "vaguear" pelo Goodreads que toda a gente fazia comentários sobre este épico de Ken Follett e comecei a investigar o que seria este romance. Fiquei contagiada pelo livro logo ao ler as sinopses e não resisti a comprar. Ao ler o primeiro volume, descobri que a viagem pela Idade Média na aldeia de Kingsbridge não terminava com a construção da tão desejada catedral e que Follett tinha decidido continuar a acompanhar a evolução da cidade cerca de dois séculos após Os Pilares da Terra. Decidi que também tinha de ler esta continuação e foi assim que Um Mundo Sem Fim veio parar à minha pequena biblioteca e tem estado por lá desde então, à espera da sua oportunidade...



Balanço Final: E mais uma maratona que passou a correr! :)
Que balanço fazes?

Bem, como sempre, o balanço é positivo, pois desde que se consiga ler nem que seja uma página já vale a pena aderir a estas iniciativas.
Desta vez, já sabia que não ia conseguir ler as quase 600 páginas que este primeiro volume de Um Mundo Sem Fim tem, pois era uma maratona que não incluía fim de semana e o meu tempo de leitura durante a semana é reduzido... Para além disso, o senhor vírus da gripe achou que era o momento ideal para fazer uma visita, de modo que nos primeiros dias não consegui ler quase nada :/ 
Ainda assim, terminei a maratona com 200 páginas lidas, o que, tendo em conta a previsão inicial, foi bastante bom :)

Terminou assim mais uma Viagem (In)Esperada, com a minha pequena contribuição ;)

Maratona Literária Viagens (In)Esperadas: desafio 4


Desafio 4: Chegámos a meio da maratona. Que tal uma pequena caça ao tesouro literária?
Nós vamos dar-vos três combinações de números (1º corresponde à prateleira, 2º corresponde ao número de livros contados da esquerda para a direita) e vocês devem tirar uma foto aos três livros escolhidos e falar-nos um pouco sobre eles.

Combinações: 1;12 / 2;3 / 3;23

Tive de deixar este desafio para o fim-de-semana porque é em casa dos meus pais que eu tenho a minha biblioteca organizada e bem arrumada ;)
Depois de atribuídas as combinações, estes foram os sortudos:



[1;12] A Fúria dos Reis, de George R. R. Martin
Previsível que uma das combinações correspondesse a um dos livros desta série. 
Não há muito a dizer, apenas que são livros que eu simplesmente adoro e estou em pulgas para que o sr. Martin se decida a publicar o que falta... (Mas parece que ainda temos de sofrer mais algum tempo...).
Este é a primeira parte do segundo volume da saga e, para mim, foi um livro um pouco mais lento que os primeiros. Depois de todos os acontecimentos no final de A Muralha de Gelo era necessário abrandar um pouco o ritmo e foi isso mesmo que aconteceu. Claro que esse abrandamento foi "sol de pouca dura" porque o volume seguinte voltou a ter algumas revelações importantes para todos os personagens e esta guerra pelo poder.



[2;3] Um Momento Inesquecível, de Nicholas Sparks
Um dos primeiros romances de Nicholas Sparks que li, ainda durante a adolescência. 
Um livro que me provocou um misto de sentimentos. Se por um lado amei a relação dos personagens e toda a história, por outro (tal como a maioria dos livros de Sparks) o final provocou-me um choro um tanto compulsivo. 
Claro que a vida muitas vezes prega-nos partidas, mas acho que este livro poderia ter um final diferente, transmitindo uma mensagem de esperança a quem passa por situações semelhantes.



[3;23] Redoma de Vidro, de Kate Holmquist 
Um livro de que eu me tinha esquecido! 
Este é um daqueles que andam esquecidos pela estante e que ainda não li. Peguei nele, li a sinopse e parece-me uma leitura leve, indicada para os dias de verão que se avizinham.

Sinopse
Por vezes, para se seguir em frente é necessário voltar atrás...
Na manhã do dia em que completa trinta e sete anos, Louisa Maguire faz uma dura análise da sua vida, e não fica muito satisfeita com o que vê. Foi uma filha não desejada pela mãe. O marido é um mulherengo. A melhor amiga não desiste de a tentar seduzir. Tudo o que lhe resta são os filhos que adora, uma agitada carreira a fotografar a "gente bonita" de Dublin…e um desejo de voltar atrás no tempo e começar tudo de novo.
Quando lhe aparecem no estúdio duas caras há muito esquecidas, o pensamento de Louisa é inundado de recordações da infância boémia em Nova Iorque e de um Verão passado nos Hamptons quando tinha dezassete anos. Quando também o seu primeiro amor chega a Dublin, Louisa vê a sua vida virada ao contrário, sendo forçada a enfrentar a terrivel verdade sobre a razão que sempre a levou a eleger a segurança em detrimento da paixão e a preferir o sexo ao amor. 
Redoma de vidro é uma história evocativa e intrigante de intimidade e de traição sobre aprender a abrir mão do passado.


Boas leituras e até ao próximo desafio ^^