A reader lives a thousand lives before he dies, said Jojen. The man who never reads lives only one. (George R. R. Martin)

domingo, 6 de abril de 2014

Stop Reading #2


Fim de semana vai começar a significar Stop Reading!

Há quase dez anos (tanto tempo?!) os meus pais resolveram levar-me a andar de avião pela primeira vez. Para o baptismo de voo escolheram uma visita aos Açores, às ilhas de S. Miguel e Sta. Maria. De entre as várias coisas que me ficaram marcadas na memória após estes dias de viagem, destaco as Furnas e o seu característico cheiro a enxofre...

Estas crateras existentes na terra ao redor da povoação (sim Furnas é mesmo o nome da localidade) são mundialmente conhecidas pelas manifestações de vulcanismo activo e que é aproveitado não só para tratamentos termais como para cozinhar. Tive oportunidade de comer o famoso cozido, preparado nestes buracos dos quais sai uma constante coluna de vapor de água a ferver.

Lado a lado com as caldeiras existem algumas bicas que vertem água quase gelada e que podemos beber com satisfação. Um episódio curioso, um senhor que viajava no mesmo grupo que nós, encheu, com água de uma destas bicas, uma garrafa. Quando mais tarde se lembrou e abriu a garrafa o cheio a enxofre (que nós não sentíamos quando estávamos no local) era completamente insuportável e ninguém foi capaz de ter a água por perto...

12 comentários:

  1. Olá,

    Nunca fui aos Açores mas logo que esta maldita crise passe é uma das minhas prioridades e acredito deve ser lindo, alias o nosso pais tem locais lindos, maravilhosos e acredito que os Açores deva ser daquelas experiências que nos ficam marcadas para o resto da vida.

    Gosto muito desta rubrica, continua :D

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Já lá estive há algum tempo, mas não me importava nada de voltar. Tem lugares maravilhosos e paisagens fantásticas :)
      Não quis falar de todas as belezas já, então ainda tenho umas quantas preciosidades destas ilhas guardadas para futuras publicações ;)

      Obrigada pelo incentivo. Espero continuar a surpreender ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oh boa -_- agora quero ir ao Açores

    ResponderEliminar
  3. Gosto desta tua nova rubrica ;) Ainda não fui aos Açores mas o meu irmão sim e ele gostou bastante da experiência. Por acaso tenho mais curiosidade em relação aos Açores que em relação à Madeira. Parece-me ter paisagens lindas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive tanto na Madeira como nos Açores e gostei bastante dos dois :) agora as paisagens de um e de outro são completamente diferentes e o mesmo digo da beleza natural das ilhas. O que eu achei (e estas viagens já foram há alguns anos) é que a Madeira está mais virada para o turismo que os Açores, e daí que, nos Açores, ainda hajam algumas belezas meio escondidas e um pouco desconhecidas...

      Eliminar
    2. Pois, o facto de a Madeira também estar tão viradas para os turistas acaba por não me encantar tanto. Aliás, não és a primeira pessoa que me diz isso. No outro dia estava a falar com um colega que me disse que não tinha gostado muito precisamente por achar que era muito turistica.

      Eliminar
    3. Mas também vale a pena conhecer ;)

      Eliminar
  4. Bom baptismo de voo.. O meu foi feito também há mais ou menos 10 anos, mas foi à Madeira.
    O Açores têm um grande encanto natural, sendo um dos locais que quero visitar. Tal como tu espero gostar da sua magnífica beleza.. :)

    ResponderEliminar
  5. Sim, gostei muito :) Apesar de já ter sido há algum tempo tentei aproveitar ao máximo os dias que lá estive

    ResponderEliminar